Estado debate continuidade da obra da Rodovia Ageu Medeiros com entidades e prefeituras

A pavimentação dos 24 quilômetros da Rodovia Ageu Medeiros, que liga Tubarão a Laguna, foi discutida na tarde desta quarta-feira, 17, com a participação dos secretários da Casa Civil, Estêner Soratto, e da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, além de deputados estaduais, prefeitos das cidades, presidente da Associação de Municípios da Região de Laguna e representantes da empresa vencedora da licitação.

“Por conta das mudanças no projeto para evitar novos alagamentos nos terrenos ao lado da via e no cronograma de pagamentos, para que as parcelas fiquem em um valor dentro da realidade do Governo do Estado, era necessário reunir todas essas pessoas. Agora, com os pontos acordados, por determinação do governador Jorginho Mello, vamos agilizar o andamento dessa obra”, disse o secretário Soratto.

A documentação necessária para que as mudanças sejam aprovadas e os pagamentos possam continuar já está sendo analisada pela equipe da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade. “Podemos ver a importância dessa pavimentação pelo movimento das lideranças em busca dessas mudanças. Agora, toda a equipe da SIE está em conversa com a Amurel para agilizar as alterações”, explicou o secretário Jerry Comper.

Alterações
Uma das mudanças no projeto é aumentar a altura da estrada para que ela funcione como uma espécie de barreira para evitar novas inundações. “Com as cheias de maio de 2022, percebemos a importância da altura do greide. Então, agora estamos solicitando essa alteração para que o risco de alagamentos diminua consideravelmente”, explicou o presidente do CIM-Amurel e prefeito de Grão-Pará, Hélio Alberton Júnior.

Outra alteração é na cabeceira da ponte Dr. Stélio Cascaes Boabaid, que está sendo construída em Tubarão. “A obra está inclusa na pavimentação da Ageu Medeiros. Mas, durante as chuvas também percebemos que era preciso fazer uma alteração para que o tráfego de veículos não fosse afetado em dias de chuva”, disse o prefeito de Tubarão, Gelson Bento.

Por conta do trânsito de veículos pesados que estão atuando na obra, alguns trechos se tornam intrafegáveis em dias de chuva. “Conversamos com a empresa. Vamos disponibilizar o material e eles vão espalhar para que as pessoas não sejam afetadas durante as obras de pavimentação”, disse o prefeito de Laguna, Samir Ahmad.

O deputado estadual Pepê Collaço também esteve presente na reunião e ressaltou a importância da rodovia. “Há muitos anos se fala na pavimentação da rota Serra-Mar, e com o asfalto chegando na Rodovia Ageu Medeiros esse sonho se tornará realidade”, disse.

Um dos defensores da obra é o deputado estadual Volnei Weber. De acordo com ele, foram muitas as reuniões desde a elaboração do projeto até a entrega da ordem de serviço. “Estive junto em quase todas as reuniões. Essa é uma demanda dos municípios da região, porque vai mexer com o turismo de todas as cidades da rota Serra-Mar. Além disso, deixo aqui o meu elogio para toda a equipe da Amurel, pela determinação nesse processo”, disse.