Governo do Estado investe R$ 8 milhões para retomada da pavimentação da Rodovia Aggeu Medeiros

Foto: Divulgação / Amurel

O Governo de Santa Catarina cumpriu o compromisso assumido no início de julho e efetuou, nesta quarta-feira (19), o pagamento de R$ 8 milhões para dar continuidade à pavimentação da Rodovia Aggeu Medeiros, que liga as cidades de Tubarão e Laguna. O valor foi creditado na conta do consórcio CIM-Amurel, responsável pela realização da obra.

A expectativa é que, com a conclusão da pavimentação, a mobilidade urbana e a segurança dos usuários da rodovia apresentem significativa melhora, transformando positivamente o dia a dia da população local.

“Estrada boa é segurança e conforto para as pessoas, é desenvolvimento para Santa Catarina. O Governo está cuidando das obras prioritárias e a Aggeu Medeiros é uma delas. Vamos investir ainda mais na recuperação das rodovias catarinenses para encurtar as distâncias, interligar municípios e regiões e levar mais qualidade de vida à população”, destaca o governador Jorginho Mello.

Para o Secretário de Estado da Casa Civil, Estêner Soratto, os impactos desse investimento serão extremamente positivos. “Além de trazer mudanças significativas para a vida dos moradores, teremos um incremento no turismo, com a conclusão do último trecho da chamada rodovia Serra Mar, que conecta as belas paisagens da serra às maravilhas do nosso litoral”, afirmou o secretário.

As atividades foram retomadas com a realização dos serviços de topografia e demarcação da obra nesta quarta-feira (19). As máquinas serão realocadas ao trecho nos próximos dias, respeitando a previsão do tempo para que os trabalhos avancem de forma eficiente.

A conclusão da pavimentação da Rodovia Aggeu Medeiros representa um importante passo para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos moradores da região da Amurel. A estrada pavimentada proporcionará maior segurança aos usuários, impulsionará o turismo local e contribuirá para o crescimento econômico da área, consolidando-se como uma conquista significativa para toda a comunidade.

Mudanças no projeto visando maior segurança

Uma das mudanças essenciais no projeto da Rodovia Aggeu Medeiros é o aumento do greide em um metro em toda a sua extensão. Essa adaptação foi projetada para garantir que, em dias de chuvas intensas, o rio Tubarão não ultrapasse a altura da estrada, evitando interrupções no trânsito e proporcionando uma via mais segura para os motoristas.

Outra alteração significativa diz respeito à alça de acesso da rodovia Aggeu Medeiros na ponte Stélio Cascaes Boabaid, originalmente planejada para passar por baixo da estrutura. No entanto, engenheiros da Amurel identificaram que, em dias de chuvas intensas, o nível do rio poderia aumentar e bloquear a alça. Agora, será construída uma rótula para permitir a interseção entre a ponte e a rodovia, proporcionando uma solução mais segura e funcional.

Pendências para conclusão do projeto

Embora o pagamento e o reinício das obras sejam marcos importantes, algumas pendências ainda precisam ser solucionadas para a conclusão do projeto. Com a mudança do acesso à ponte Stélio Cascaes Boabaid, a prefeitura de Tubarão precisa realizar a desapropriação de mais um terreno. A negociação já está em andamento.

Outra questão crucial é a mudança da rede de energia elétrica em todo o trecho da rodovia, uma discussão em andamento com a Celesc, e que deve ser resolvida nas próximas semanas.

O Governo de Santa Catarina e as entidades envolvidas estão trabalhando para agilizar a resolução dessas pendências, visando concluir o projeto da Rodovia Aggeu Medeiros o mais breve possível, para que a população possa desfrutar dos benefícios proporcionados pela estrada pavimentada.