Soluções para pavimentação da rodovia Aggeu Medeiros são encaminhadas

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (11), com a presença de representantes da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL), das prefeituras de Laguna e Tubarão, do governo do Estado, que financia a obra, foram discutidas soluções para os desafios enfrentados na pavimentação da rodovia municipal Aggeu Medeiros, que liga Laguna a Tubarão.

Apesar do repasse inicial de R$ 8 milhões em julho, o avanço da pavimentação não atingiu o ritmo esperado pelos órgãos envolvidos, devido a diversas dificuldades identificadas. Entre elas, estavam a desapropriação de terrenos na cabeceira da ponte Stélio Cascaes Boabaid (já resolvida), supressão de vegetação, modificações no projeto de rede elétrica e a necessidade de ajustar a altura da pista para que a rodovia também funcione como um dique, protegendo contra inundações do Rio Tubarão em dias de chuvas intensas.

“Inicialmente, consideramos aumentar a elevação da pista em um metro em toda a extensão da rodovia. No entanto, foi decidido que a solução mais eficaz é manter o projeto de pavimentação como está e iniciar um novo convênio para uma nova obra para construir diques nos pontos críticos, evitando assim a entrada de água do Rio Tubarão nos terrenos que margeiam a rodovia”, explicou o presidente do Consórcio da Amurel, prefeito Hélio Alberton.

A próxima etapa envolverá a elaboração de um projeto, por cada município (Tubarão e Laguna), para determinar os locais e alturas ideais para a construção dos diques. Com isso, existe a expectativa de avançar a obra consideravelmente até o final do ano.

O secretário de Estado da Casa Civil, deputado Estêner Soratto, destacou que o governo de Santa Catarina atua como financiador da obra, visto que a rodovia Aggeu Medeiros é uma estrada municipal. “O Governador Jorginho Mello autorizou o repasse de R$ 15 milhões em 2023. O dinheiro não está sendo o problema, mas sim, essas questões pontuais de alteração do projeto”, ressaltou.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

Outra questão resolvida no encontro foi a responsabilidade pela manutenção da rodovia durante a execução da obra. Ficou acordado que as prefeituras, em seus respectivos trechos, serão responsáveis por esse trabalho.

O foco da obra permanece na construção do acesso à ponte Stélio Cascaes Boabaid, visando liberar o tráfego na estrutura.

“A construção da ponte que liga Tubarão e Capivari de Baixo está praticamente concluída. Agora, precisamos finalizar a cabeceira, parte integrante do projeto de pavimentação para liberar esta obra”, destacou a gestora coordenadora de projetos e convênios da prefeitura de Tubarão, Débora Rodrigues Pinter.

No meio do ano, a empresa responsável pela execução da obra informou que teria dificuldade em manter duas frentes de trabalho. Entretanto, o prefeito em exercício de Laguna, Vereador Hirã Floriano Ramos, solicitou que fosse reavaliada a possibilidade de concluir a pavimentação do trecho na comunidade de Campos Verdes.

“É uma área com avanço significativo na obra que está trazendo transtornos aos moradores da localidade, e agora a Amurel vai tratar com a empresa para que a pavimentação seja finalizada”, explicou.

Na reunião, estiveram presentes também a assessora de convênios da SIE, Elisangela dos Santos, a coordenadora de prestação de contas da SIE, Sônia Raquel Medeiros Amorim, o engenheiro da SIE, Felipejohn Ribeiro da Silva, o vereador de Laguna, Edi Goulart Nunes, o secretário executivo de gabinete da prefeitura de Laguna, Zenon Faisca, o gerente de obras da prefeitura de Tubarão, Guilherme Daufenback de Maria, o gerente de projetos da prefeitura de Tubarão, Ingo Roberto Gonçalves, o diretor de obras da prefeitura de Tubarão, Jackson Fogaça, o diretor executivo da Amurel, Celso Heidemann, e o engenheiro civil da Amurel, Renato Mendonça.